viagens&gastronomia

A ria de Aveiro volta a “brilhar” na nova carta do Salpoente

 

 

Em equipa vencedora não se mexe. A expressão aplica-se a quase todos os “campeonatos” da vida, inclusive no que toca aos prazeres da mesa, e bem que pode explicar a aposta seguida na criação da carta Primavera/Verão do restaurante Salpoente, situado em Aveiro. O chef Duarte Eira voltou a pegar no que a ria de Aveiro tem de melhor – as algas, os bivalves e a salicórnia -, associando-lhe o bacalhau e a carne Marinhoa.

 

A nova carta, em vigor desde o dia 27 de Março, recupera alguns pratos da anterior, mas que foram alvo “de alguns retoques” – a expressão é do próprio chef – que conseguem fazer toda a diferença. É o caso das Ostras da Ria de Aveiro, que continuam a ter honras de abertura no Menu de Degustação “À Descoberta dos Produtos da Região”. Aparecem melhores do que nunca, com o limão a ser substituído por yuzu (molho japonês).

 

A “viagem” pelos sabores da região prossegue, depois, com a Sopa de Peixe (A Nossa Costa): amêijoa da ria, camarão da costa e algas da ria, regados com um aveludado creme de peixe.

 

Outro prato que regressa, mas com um paladar ainda mais rico, é o Bacalhau e Salicórnia. O segredo está na lista de ingredientes: bacalhau, arroz carolino do Mondego e salicórnia. E também no crocante de bacalhau que surge agora associado ao prato.

 

Da equipa anterior transita também a carne Marinhoa – regada com um jus de carne de 30 horas -, se bem que, agora, aparece acompanhada por uma salada fria de batata, cebola e curgete.

 

Para o final, a cereja no topo do bolo. Na verdade, são três cerejas: Encharcado, Bolo do Morgado e Ovos Moles. Uma combinação aparentemente arriscada, mas que resulta na perfeição, em grande medida devido ao contraste do gengibre e da laranja, que aparecem no prato em forma de gelado.

 

Esta nova proposta de (re)descoberta dos sabores da região custa 44,50 euros por pessoa. A carta continua a apostar nos pratos clássicos da casa – nomeadamente o Taco de Marinhoa, Bacalhau Contemporâneo 2019, Arroz de Peixe ou o Brás de Bacalhau -, bem como no menu de degustação Memórias.

 

Ficam as imagens dos novos pratos, que tivemos a oportunidade de provar no passado dia 28, retratados pela fotógrafa Sandra Bio. Bom apetite!

 

Deixar uma resposta