Uncategorized

Há um ritual matinal que pode estar a prejudicar a nossa vida

Provavelmente nunca se deu conta disso, mas a verdade é que pode estar a adoptar um ritual matinal que tem tudo para estragar o resto do dia. Acontece de forma quase inconsciente – mesmo antes de se levantar da cama! – e tem a ver, única e exclusivamente, com os primeiros pensamentos que lhe ocorrem ao acordar. “Não dormi o tempo suficiente” e “não tenho tempo suficiente”, são dois dos principais pensamentos que a maioria das pessoas têm depois de despertar e que podem resultar numa sensação generalizada de que a vida é um poço de problemas. Pensem bem. Quais são os vossos primeiros pensamentos mal ouvem o som do despertador?
“Mesmo antes de nos sentarmos na cama, antes de colocarmos os pés no chão, já estamos atrás, já estamos a perder, já estamos com falta de algo… o que começa como sendo uma simples expressão de uma vida agitada ou desafiante, transforma-se na grande justificação para uma vida feita de insatisfação”, alerta Lynne Twist, autora do livro “The Soul of Money”, citada num artigo da reconhecida psicoterapeuta Katherine Schafler .

Mudar os pensamentos

Admito que antes de ler este artigo nunca tinha pensado bem na forma como acordo a cada manhã – apenas tinha consciência daquela vontade de ficar na cama “só mais cinco minutos” (e por aí em diante) -, contudo, a realidade é esta: inconscientemente, quase todos nós temos esses dois pensamentos de escassez todos os dias, mesmo antes de fazermos ou pensarmos qualquer outra coisa.
“Este padrão de pensamento alimenta milhares e milhares de outros pensamentos com a mesma genética de escassez, resultando num sentimento crónico de que apenas temos problemas”, adverte a terapeuta. Como evitar isto? Katherine Schafler sugere a adopção de um novo ritual matinal. E já a partir de amanhã. Antes de fazermos o que quer que seja, devemos esforçar-nos por ter “pensamentos de gratidão”, ou seja, reconhecer que “temos o suficiente”, explica a especialista. Mudando os pensamentos matinais para “dormi o suficiente” e “tenho tempo suficiente”, “progressivamente, como por magia, estes pensamentos alimentam milhares de pensamentos com a mesma genética de abundância”, garante a terapeuta. O resultado? “Irá sentir-se grato por tudo o que tem de suficiente. E isto resulta nos dois sentidos”, assegura.
Depois de saberem disto, como vão querer acordar amanhã?

 

Leave a Reply