cultura&ócio

Sim, estão de volta as “borlas” nos museus

Fica o alerta para os amantes da cultura e do património: as entradas nos museus, palácios e monumentos nacionais voltam a ser gratuitas a partir deste primeiro domingo de Julho – fica, assim, reposta uma gratuitidade que tinha sido suspensa em 2014.
O regresso das “borlas” aos domingos passa a vigorar a partir deste mês mas estende-se apenas até às 14 horas. Podem parecer poucas horas (nem toda a gente gosta de acordar cedo ao domingo de manhã, certo?) mas já representa uma conquista face à realidade anterior. Quando a medida foi suspensa, em 2014, as entradas passaram a ser gratuitas apenas no primeiro domingo de cada mês, durante todo o dia, e a Direcção-Geral do Património Cultural criou um bilhete destinado às famílias numerosas.
A gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais, nos domingos e feriados, é extensiva a todos os cidadãos residentes em território nacional. Toca a aproveitar a oportunidade de conhecer aqueles museus ou monumentos que há muito andam para (re)visitar sem gastar uma pequena “fortuna” – é o caso das famílias, em que o custo de cada bilhete é multiplicado por 4, 5 ou mais.
Neste primeiro domingo de Julho, a data do regresso da gratuitidade será assinalada por uma visita do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, ao Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra – este museu deve a sua designação ao conimbricense que foi escultor régio nos reinados de D. José, D. Maria I e D. João VI e o mais notável representante da escultura portuguesa do século XVIII.
Para aqueles que quiserem começar já a preparar uma rota de museus e monumentos a visitar aos domingos de manhã, o ideal é consultar a página da Direcção-Geral do Património Cultural e elencar todos os locais a descobrir. Da minha parte, fica essa certeza: o meio roteiro de domingos gratuitos é encabeçado pelo Palácio Nacional de Mafra e o Museu Nacional dos Coches.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s