bem-estar&saúde

O frio não é desculpa para deixar de praticar exercício

Porque está frio ou porque chove muito. A vontade de sair de casa é pouca e para treinar, então, o ânimo é ainda menor – quem nunca deixou de fazer exercício por causa do frio que levante o dedo. Não é fácil manter a determinação no Inverno no que toca à prática de actividade física, mas a verdade é que, segundo alguns especialistas, ela acaba por ser ainda mais necessária nestes tempos dados a dias cinzentos e de temperaturas mais baixas. O motivo? A prática de exercício físico aumenta a concentração de endorfinas (substância que promove o bem-estar), imprescindíveis nesta época em que aumentam os sintomas depressivos, e ainda aumenta a imunidade do organismo, reduzindo a probabilidade de contrair gripes e constipações
Reconhecidas todas estas vantagens urge, então, começar a mexer o corpo, renunciando à preguiça típica do Inverno. Como? Uma boa forma de driblar o mau tempo pode passar por praticar desporto em espaços interiores (piscinas ou ginásios). Se não quiser gastar dinheiro, nem tempo, numa ida ao ginásio, tem sempre a opção de praticar actividade física dentro da sua própria casa e há várias aplicações para o telemóvel (apps) que podem dar uma preciosa ajuda – Nike+ Training Club, PumpUP, VirtuaGym e Pocket WOD, são apenas algumas das opções disponíveis.
Caso opte pelo espaço exterior, há algumas dicas que devem ser tidas em conta: escolher roupas e acessórios mais adequados para o frio – com tecidos transpiráveis, cómodos, com partes reflectoras para se ser visível quando estiver mais escuro – e tentar escolher horários com condições climatéricas menos desfavoráveis (as apps com previsões meteorológicos podem dar uma grande ajuda).

Deixar uma resposta