Design

É uma marca portuguesa (com certeza) e mantém-se fiel à tradição

Cada casaco, cachecol, capa ou manta, por mais singela que a peça lhe possa parecer, resulta de várias horas de trabalho, feito de forma artesanal e com o máximo de respeito pelo meio ambiente. Assim é na Ecolã, marca portuguesa conhecida pelos seus artigos em burel e lã, e que conta já com quatro lojas abertas ao público.

Os fãs incondicionais desse tecido que aquece até os invernos mais gelados – não foi por acaso que os pastores o elegeram -, já conhecerão, certamente, o nome e as principais propostas da marca. Certificada como Unidade Produtiva Artesanal (UPA), a empresa, sediada em Manteigas, na Serra da Estrela, insiste em manter-se o mais tradicional possível.

E se há coisa da qual a Ecolã não abdica é de acompanhar todo o ciclo da lã, desde a tosquia (ovelha Bordaleira) até ao produto final. Pode soar a frase feita, mas quem tem a oportunidade de visitar as suas instalações fabris fica a saber que ali a tradição ainda é o que era.

 

 

As portas da fábrica estão sempre abertas, entre as 9h00 e as 16h30 dos dias úteis, aos visitantes que queiram ficar a conhecer a produção da marca criada em 1925 e que já vai na terceira geração familiar.

Um total de 22 funcionários assegura a fiação, a tecelagem, bem como a confecção de cada peça de vestuário ou acessório que levam a etiqueta da Ecolã. O catálogo vai desde as mantas, cachecóis, luvas, camisolas e cachecóis 100 por cento lã de ovelha, até aos artigos em burel (capas, casacos, mochilas, malas, etc.).

E ainda que a tradição seja a característica base da marca, o design e a modernidade não foram deixados ao acaso. Muito pelo contrário. A Ecolã recorre ao trabalho de alguns estilistas e designers para criar as peças que chegam às suas lojas ou que têm como destino o mercado externo (quem disse que para andar quentinho não é possível vestir-se com estilo?).

Em Lisboa, é possível encontrar a Ecolã no Edifício Embaixada, na Praça do Príncipe Real. Na cidade do Porto, está localizada no n.º 270 da Rua Mouzinho da Silveira e no n.º 37 da Travessa da Bainharia. Em Manteigas, encontrará a fábrica e a loja na zona dos Amieiros Verdes.

 

 

Deixar uma resposta