viagens&gastronomia

Sever do Vouga: descobrir a montanha com o mar ali tão perto

Se há destinos obrigatórios para quem procura paisagens verdejantes, refrescadas por cascatas e linhas de água, Sever Vouga é um deles. Neste concelho situado na região Centro de Portugal, não faltam cenários idílicos para descobrir e trilhos da natureza para desbravar. E o que é mais fantástico? Está plantado em plena serra do Arestal (pertencente ao maciço da Gralheira), mas a uma curta distância do mar – está a cerca de meia hora de distância de Aveiro.

Conhecida por ser a terra do mirtilo – anualmente, o município organiza uma grande festa dedicada a este pequeno fruto – e da bela cascata da Cabreia, Sever do Vouga é, também, um dos sete municípios que integram o território das Montanhas Mágicas.

Entre os seus principais pontos de interesse, contam-se a afamada Ecopista de Sever do Vouga – uma via que resultou da recuperação da ex-linha ferroviária do Vouga -; a Ponte do Poço de Santiago, ex-líbris arquitectónico do município; a estação de Paradela, recuperada e transformada em eco café; o Museu Municipal, entre outros.

 

 

E, permitam-nos a ousadia, Sever do Vouga rima com longos passeios a pé, de bicicleta ou com desportos de aventura (nada melhor do que aproveitar o ar puro para respirar a plenos pulmões, certo?). Neste território ímpar não faltam trilhos da natureza e cursos de água para explorar, seja a caminhar, a pedalar, ou a praticar kayaking, canoagem, canyoning, ou stand up paddle.

Até mesmo para os iniciantes, há muito por onde escolher – começando, desde logo, pela albufeira de Ribeiradio. O melhor mesmo é ver os programas e actividades disponíveis junto da empresa Desafios – Desporto e Aventura e contar com o apoio de uma equipa profissional.

 

 

 

Até mesmo para quem só está à procura de um local sossegado para esticar a toalha e relaxar, Sever do Vouga pode revelar-se um destino de eleição. Agora que os dias começam a aquecer, vale bem a pena reservar umas horas para ir a banhos no rio Vouga.

A praia fluvial da Quinta do Barco (freguesia de Paradela do Vouga) não o vai desiludir, tanto mais porque é ali bem próximo que encontrará um dos melhores restaurantes severenses: o Restaurante Quinta do Barco, “comandado” pela chefe Alice Bruçó.

E já que estamos numa de gastronomia, fique com esse registo: Sever do Vouga é uma terra onde se come bem (muito bem, para sermos mais correctos), em especial iguarias como a lampreia e a vitela. Faça um favor a si próprio e rume até ao lugar de Couto de Baixo, em Couto de Esteves, para conhecer um restaurante muito especial, o “Cantinho da Eira” – atenção, só funciona mediante marcação prévia (reservas: 966607753) -, com comida preparada no forno a lenha.

 

Créditos das fotos: ADRIMAG/Montanhas Mágicas

 

Deixar uma resposta