cultura&ócio

Atenção: parece que há um “segredo português para a felicidade”

Surpresa das surpresas. Parece que, afinal, os portugueses não são assim um povo tão triste quanto vem sendo propalado. Muito pelo contrário. Sondagens do Instituto Português Para os Altos Estudos da Felicidade (IPPAEF) indicam que cerca de 97% dos portugueses são felizes. E mais ainda: há um “extraordinário segredo” para felicidade do povo português. Tudo isto e outros tantos pormenores são revelados no livro “Na Boa! O segredo português para a felicidade”, da autoria de Diogo Faro e que chega este fim-de-semana às livrarias (Edição Esfera dos Livros).
“Ser feliz na Dinamarca e noutros países prósperos é fácil. Com uma boa lareira por perto e um ordenado confortável para se fazer umas viagens aos trópicos duas ou três vezes por ano, quem é que consegue ser infeliz? Já a felicidade em Portugal, onde o salário mínimo é mesmo mínimo, os transportes públicos estão sempre atrasados e é preciso dormir à porta da Segurança Social para se ser atendido, é um assunto intrigante que desperta o fascínio da comunidade científica mundial”, começa por alertar o texto de apresentação de “Na Boa! O segredo português para a felicidade”.
Considerando que este “é, de facto, um case study que merece ser escrutinado e compreendido em toda a sua profundidade – até porque, segundo sondagens recentes, cerca de 97% dos portugueses são felizes”, o autor chega a uma conclusão: os portugueses são felizes “porque levam a vida, passe a expressão singela, ‘na boa’”.
“‘Na boa’, ‘um gajo safa-se’, ‘claro que se desenrasca isso’, os problemas resolvem-se e a vida leva-se de sorriso na cara”, escreve o autor. “Com mais ou menos sobressaltos, descobrimos constantemente maneiras de saltar de nenúfar em nenúfar mesmo quando à nossa volta tudo é um lago de problemas”, acrescenta. A promessa é clara: “a leitura deste livro fará o leitor sentir-se ainda mais feliz”.
Diogo Faro é comediante e, também, fundador e presidente doIPPAEF, onde tem desenvolvido trabalho a estudar a felicidade dos portugueses. Estudos esses que são divulgados pela primeira vez ao longo das 176 páginas deste livro.

03_bowie

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s