carreira&trabalho

Ferramentas que dão uma ajuda na organização do nosso trabalho

Dizem os entendidos na matéria – e nós acreditamos – que a produtividade começa numa boa organização (do espaço e, fundamentalmente, do tempo). A teoria é simples. A prática é que não. Nem sempre é fácil manter as tarefas em dia – as “coisas para fazer” vão adiando, de dia para dia -, na certeza de que, muitas vezes, a culpa é da falta de organização.
Um cenário difícil de aceitar, especialmente nos dias que correm, em que há uma variedade de ferramentas disponíveis para apoiar a gestão do dia-a-dia de cada pessoa.
A tradicional agenda, seja em papel, seja electrónica, ainda é a ferramenta mais usada – e, talvez até, a mais viável – para agendar reuniões, anotar tarefas futuras ou ideias de trabalhos e negócios. Basta mantê-la actualizada e transformá-la num objecto de uso obrigatório diário. Ainda assim, importa encontrar alternativas – lá vem o dia em que a agenda ficou esquecida ou, pura e simplesmente, desapareceu – e fazer uso de outras opções de ferramentas que dão uma ajuda preciosa no que toca a manter a vida profissional organizada.

A ajuda na palma da mão

Uma das soluções que parece estar a ganhar cada vez mais fãs passa pela app “Clear” – aplicação que permite gerir tarefas e listas de afazeres -, bastante simples e intuitiva, e especialmente recomendada a pessoas “ocupadas”. O único ponto contra: esta é uma app sujeita a pagamento (5, 99 euros, um valor que pode não ser assim tão elevado se tivermos em conta o preço a pagar por uma boa agenda em papel).
Outras opções passam pelas app’s Notes (Notas, em português), OneNote, Evernote ou abcNotes – estas últimas, gratuitas -, entre outras. O ideal é começar a experimentar cada uma delas e ver qual se adequa mais ao seu estilo de vida e respectivas necessidades.
Para os menos dados a andar a fazer downloads e a experimentar app’s (aplicativos), uma boa opção pode passar por fazer da caixa de entrada de e-mail a sua própria “to-do list”. Nada mais fácil do que mandar um e-mail rápido para si próprio a lembrar de uma tarefa ou ideia que precisa ser desenvolvida – fica a sugestão: o ideal é que no “assunto” referencie logo a tarefa ou tópico a lembrar. Também vale usar o calendário do e-mail, sem esquecer essa regra de ouro: reservar tempo para si próprio e para a sua vida pessoal. Vamos colocar a teoria em prática?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s