cultura&ócio

Até Setembro, há “Histórias & Segredos” de Paula Rego para descobrir

Ora, aqui está mais uma proposta digna de integrar a lista dos roteiros/visitas obrigatórias a cumprir nos próximos meses. Partir à descoberta das “Histórias & Segredos” daquela que é uma das figuras mais proeminentes da arte portuguesa, a pintora Paula Rego, e que estão a ser “revelados” na Casa das Histórias, em Cascais. À espera dos visitantes estão cerca de 80 obras, algumas delas expostas pela primeira vez em Portugal, que ocupam as sete salas do museu.
Um dos grandes atractivos desta exposição, intitulada “Paula Rego: Histórias & Segredos”, reside no facto de revelar um lado biográfico nunca antes mostrado, nomeadamente através de fotografias, cartas, objectos e comentários sobre as próprias obras.
Além das suas obras mais marcantes – como “O Pescador”, “O Crime do Padre Amaro” e as séries “Mulher Cão” ou sobre o aborto –, é exibida pela primeira vez, num museu, a série “Depressão” – revelada em Março, em Londres – constituída por 12 obras datadas de 2007, que Paula Rego criou durante um período de grave depressão.
São apresentados também objectos pessoais de Paula Rego – passaportes, óculos, fotografias de família, cartas, livros de infância – nomeadamente na recriação do seu ateliê, em Londres, onde ainda trabalha diariamente: roupas, bonecos, vários modelos, desenhos, cavalete, tintas, livros, que revelam o imaginário da pintora durante o processo criativo.
Além das obras de Paula Rego, em pintura, desenho e colagem, há, também, uma sala dedicada à obra do marido, com várias pinturas apresentadas publicamente pela primeira vez.

Segredos revelados também no grande ecrã

Com curadoria do filho da pintora, Nick Willing, e de Catarina Alfaro, a exposição fica patente até 17 de Setembro. A sua abertura acontece na mesma altura em que começa a chegar às salas de cinema portuguesas o filme sobre a vida e obra da pintora – igualmente realizado pelo filho da artista – e com o mesmo nome da exposição. Um documentário que apresenta “um retrato íntimo da vida da artista, revelando-se os episódios recorrentes de depressão, a relação complexa com o marido, o também artista Victor Willing (falecido em 1988), os casos extraconjugais de ambos, os abortos, a relação com a família e os problemas financeiros”.

2 thoughts on “Até Setembro, há “Histórias & Segredos” de Paula Rego para descobrir

  1. O documentário que a Paula Rego realizou recentemente com o seu filho vai estar em exibição no Teatro Aveirense, nos filmes de terça-feira, no próximo dia 18 de abril. A não perder!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s