cultura&ócio

As festas “juninas” brasileiras vão invadir Lisboa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as festas de santos populares não são uma tradição exclusivamente portuguesa. No Brasil, também há comemoração de arromba, de tal forma significativa que a “festa junina” – é assim que é conhecida do outro lado do Atlântico – é considerada o segundo festejo popular mais comemorado no Brasil depois do Carnaval. O São João, como também é conhecido, celebra a diversidade cultural do país.
Uma festa cheia de cores, música, sabores e costumes, que se prepara para viajar para vários pontos da Europa. Lisboa vai ser o primeiro ponto de passagem desta mostra popular, que viaja, depois, até Madrid, Roma e Paris – o périplo vai estender-se ao longo de quase dois meses.
Se está pela capital portuguesa, ou caso ainda esteja a programar uma saída nas mini-férias da Páscoa que estão aí à porta, esta pode ser uma proposta a ter em conta. Acima de tudo, porque constitui uma oportunidade rara para ver e sentir de que forma os santos populares são celebrados no Brasil.
A chegada desta festa a Lisboa acontece já no dia 7, às 19 horas, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, com um espectáculo inaugural que contará com a actuação de Lucy Alves, Os Gonzagas e o grupo Pé Cerrado. Um evento que serve como pontapé de saída para uma programação que promete marcar a “movida” lisboeta entre os dias 7 e 16 de Abril, com uma programação cultural gratuita, em vários pontos da cidade, que inclui exposições, intervenções artísticas, workshops de gastronomia e espectáculos ao vivo.
Para além dos artistas que são cabeça de cartaz, haverá músicas regionais e danças folclóricas a cargo de vários grupos brasileiros, assim como comida típica assinada pela Chef Morena Leite e elementos expositivos das principais festas juninas do Brasil: Campina Grande, em Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Mossoró, no Rio Grande do Norte; Aracaju, em Sergipe; Ceilândia, em Brasília, e o São João da Bahia, com comemorações em todo o Estado.
Comece já a preparar uma deslocação até à capital portuguesa para aproveitar ao máximo esta festa cheia de ritmo, que resulta de uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI) – com o apoio da Embratur. Pode consultar o programa completo aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s