Destinos

Herdade da Urgueira: relaxar no campo e no meio da natureza

Nestes tempos em que somos aconselhados a evitar aglomerações e a procurar destinos mais isolados, as regiões do interior passaram a estar entre as preferências dos turistas nacionais. Nada melhor do que um destino tranquilo nestes tempos exigentes, certo? Em Perais, no concelho de Vila Velha de Ródão, região de Castelo de Branco, “mora” uma unidade de alojamento com tranquilidade para dar e vender. Falamos da Herdade da Urgueira, unidade de turismo rural dedicada ao olivoturismo.

Conta com sete apartamentos temáticos, alusivos a diferentes fases do processo relativo à olivicultura: Poda (limpeza das oliveiras), Oliva (oliveira em flor), Panal (apanha da azeitona), Joeira (separação da folha e da azeitona), Tulha (transporte para o lagar e acondicionamento), Lagar (moagem da azeitona) e Coiro (embalamento e comercialização ou recolha para consumo próprio). Todos os apartamentos têm esse ponto em comum: apresentam, na sua decoração, utensílios que eram usados em cada uma das fases. A estes alojamentos, juntam-se ainda mais quatro quartos e uma suite.

Os 620 hectares de extensão da herdade, fazem da Urgueira um local de excelência para quem procura aproveitar o contacto com a natureza. A propriedade também dispõe de um lagar (onde são desealgumas actividades –, piscina e um restaurante que exalta a gastronomia regional.

E por falar em gastronomia: atentendo a que o alojamento está integrado na propriedade onde é produzida grande parte do leite destinado à queijaria da família, a Lourenço & Filhos, os hóspedes podem aproveitar para ficar a saber como é que se produzem os queijos DOP da Beira Baixa.

Herdade da Urgueira

Vale de Pousadas – Perais,

6030-153 Vila Velha de Rodão

Email: meetingplace@herdadedaurgueira.com

Preços: A partir de 55 euros

Leave a Reply