viagens&gastronomia

Em fim-de-semana de Carnaval todos os caminhos vão dar a Vinhais

Comecem já a traçar a rota no GPS. Este fim-de-semana é obrigatório rumar ao Nordeste de Portugal, mais concretamente a Vinhais, a verdadeira “Capital do Fumeiro”. O pretexto? A 38.ª Feira do Fumeiro, que acontece entre os dias 8 e 11 de Fevereiro, e que, segundo avançou a organização, contará com a presença de ainda com mais produtores de fumeiro certificado de Vinhais.

Uma proposta tentadora para quem não resiste a esses sabores tão portugueses (chouriça, alheira, salpicão, presunto) e que não deixa de fora quem adora uma boa festa de Carnaval – dessas sem samba e outros costumes brasileiros. Importa lembrar que esta região é, também, conhecida pelas festas tradicionais associadas ao Carnaval, nomeadamente os Caretos, com forte presença em Vinhais, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

E se precisarem de ainda mais argumentos, aqui fica um, de peso: Vinhais é actualmente o concelho do Norte do país com maior número de produtos certificados associados ao porco e ao fumeiro e o segundo no país (a ombrear com Portalegre). Aqui fica a lista: Salpicão de Vinhais (IGP); Chouriça de carne de Vinhais (IGP); Alheira de Vinhais (IGP); Butelo de Vinhais (IGP); Chouriço Azedo de Vinhais (IGP); Chouriça doce de Vinhais (IGP); Presunto de Vinhais (IGP); e Carne de Bísaro Transmontano.

A ordem passa, mesmo, por provar (e comprar) produtos regionais de qualidade, sem deixar de aproveitar toda a animação do certame. Com destaque para a música, uma vez que o cartaz prevê as actuações de Cuca Roseta (9 de Fevereiro) e de David Carreira (10 de Fevereiro). O espaço conta também, como habitual, com tasquinhas (8) e bares (12), que permitem ao visitante almoçar, jantar ou simplesmente petiscar. Prontos para se fazerem à estrada? Aqui ficam as coordenadas para o GPS: 41.83534744061054; -7.004284584832101.

 

Deixar uma resposta