viagens&gastronomia

Algumas das praias mais bonitas do Brasil moram em Alagoas

Gostos não se discutem, é um facto, mas no que toca a destinos de praia e sol a região do Nordeste do Brasil aparece no topo da lista das preferências a nível mundial. E entende-se porquê. Tem praias lindíssimas, banhadas por águas quentes e consegue ter calor o ano todo. Quem já teve o prazer de colocar os pés (e o corpo) nas praias nordestinas terá, certamente, ficado tentado a regressar e a conhecer outros cantos e recantos desse litoral. Eu, repetente, me confesso: começando por Porto Galinhas (em Pernambuco), passando por Jericoacoara (Ceará), e Pipa (Rio Grande do Norte), entre outras, não me canso de (re)visitar estas praias paradisíacas.

Estava a faltar o litoral do Estado de Alagoas, onde, garantia-me fonte segura, era possível encontrar “um mar fantástico” e “algumas das melhores praias do Brasil”. No passado mês de Dezembro, e aproveitando uma passagem pela cidade de Recife (que começa a ser, cada vez mais, também minha) decidi que era tempo de descobrir se esta fama era merecida (ou não). Quase 300 quilómetros de estrada, que levaram mais de quatro horas a serem percorridos, com um primeiro ponto de paragem que coincidiu com a capital de Alagoas, Maceió. Uma cidade detentora de uma orla marítima lindíssima, pronta para ser descoberta ao longo da ciclovia e do calçadão – vale a pena perder umas horinhas a caminhar ou a pedalar com vista para o mar.

Importa descer, depois, a Sul para rumar a duas das praias mais afamadas da região: a praia do Gunga, onde o mar se encontra com a Lagoa do Roteiro e que é cercada por um grande coqueiral; e a praia da Barra de São Miguel, que se divide entre piscinas naturais, na maré baixa (baixa-mar), e ondas fortes na maré alta (preia-mar). Tanto numa como noutra, sabe bem ir a banhos de sol e de mar, com essa grande vantagem para a Barra de São Miguel: é à beira do seu areal que se encontra plantado um dos resorts mais afamados do país, o Kenoa Beach Spa & Resort. Escrevi sobre ele na Fugas e para evitar repetições deixo apenas esta referência: este é um hotel muito exclusivo (acessível apenas a algumas bolsas), mas particularmente bem decorado e luxuoso. Com essa grande vantagem: é um hotel 100 por cento amigo do ambiente.

De regresso ao Norte do estado (no nosso caso, já a traçar a rota com destino a Pernambuco), há dois nomes que deve reter, duas praias onde tem, obrigatoriamente, de parar. Tome nota: São Miguel dos Milagres e Maragogi. A primeira está cheia de encantos naturais, é bem tranquila e reservada, e um mar de fazer inveja a muitas praias. Já Maragogi, situada junto à fronteira com o estado de Pernambuco, é conhecida como a costa dos corais – não deixe de dedicar algum tempo para fazer um passeio de barco até às famosas Galés de Maragogi, as piscinas naturais mais famosas de Alagoas, situadas a seis quilómetros da costa. Prontos para fazer as malas?

 

São Miguel dos Milagres

Maragogi

Barra de São Miguel

2 comentários em “Algumas das praias mais bonitas do Brasil moram em Alagoas

Deixar uma resposta