viagens&gastronomia

Um dos mais belos veleiros do mundo aberto a receber marinheiros civis

Se há experiência que se pode revelar bastante enriquecedora e inesquecível é uma viagem a bordo de um grande veleiro. Especialmente se ela acontecer no âmbito de uma regata internacional festiva – como é o caso das Tall Ships Races, promovidas, anualmente, pela STI (Sail Training International). Ao mesmo tempo que se visitam portos e países diferentes, com a oportunidade de assistir a várias festas e convívios entre tripulações e pessoas de várias culturas e origens, vive-se uma aventura de mar que deixará marcas indeléveis.
Durante vários dias, ou semanas – dependendo da opção de cada um -, é possível aprender um pouco mais sobre a vida a bordo – ajudar nas manobras das velas, limpezas e outras manutenções, e navegação – e sentir de que fibra eram feitos esses nossos antepassados, bravos marinheiros. Mais do que isso: assiste-se ao mais belo pôr-do-sol, avistam-se golfinhos e baleias, constata-se a força da natureza – essa mesma à qual nem sempre prestamos a devida atenção de tão distraídos que andamos com a correria diária.
Este ano, o desafio voltou a ser lançado pela STI: procuram-se “aspirantes” a marinheiros, que estejam receptivos a viver uma aventura ímpar. Com uma nota ainda mais positiva. Contrariamente ao que é habitual, um dos grandes veleiros que está aberto a receber marinheiros inexperientes é o NRP (Navio da República Portuguesa) Sagres – sendo um navio militar, normalmente, não recebe civis.
A experiência a bordo do NRP Sagres terá início no dia 30 Abril, embarque marcado para as 15h00, em Sines. A navegação propriamente dita estende-se entre os dias 1 a 6 Maio, e o desembarque acontece em Las Palmas, no dia 7 Maio. A participação está sujeita ao pagamento de 350 euros (alimentação, seguro e alojamento em coberta incluídos). De que estão à espera? Há todo um mar, de Sines até Las Palmas, para descobrir. Os enjoos não são problema. Há comprimidos para os combater. Mais informações na página web da Aporvela.

 

Deixar uma resposta