viagens&gastronomia

Confirma-se. O Tua é um paraíso para os amantes das caminhadas

Se dúvidas houvesse, elas ficaram dissipadas. O Parque Natural Regional do Vale do Tua é um local de (re)descoberta obrigatória para os amantes das caminhadas e do turismo de natureza. Depois de ter inaugurado, em Setembro de 2016, os primeiros três percursos pedestres nos concelhos de Mirandela e Vila Flor, aquele que é o único parque natural regional de Portugal – criado como compensação pela construção da barragem de foz do Tua – acaba de abrir ao público mais um trilho, desta vez em Carrazeda de Ansiães. Contas feitas, há, agora, dezenas de quilómetros de troços para percorrer, no meio de uma paisagem natural ímpar e de um património edificado que vale a pena visitar.
No troço inaugurado no passado dia 19, designado de “Trilho de São Lourenço”, por exemplo, os turistas têm a oportunidade de passar ao longo da aldeia de São Lourenço, conhecida pelas suas termas de águas quentes medicinais, e onde existe uma derivação até à antiga estação de São Lourenço, actualmente um cais utilizado pelos barcos que efectuam a ligação entre a barragem de Foz Tua e a aldeia da Brunheda. A caminhada de 12 quilómetros conduz, ainda, os turistas até uma micro-reserva e uma calçada romana com vista para o rio Tua e a centenária linha ferroviária.
Tudo isto sem esquecer os outros trilhos abertos no final do Verão do ano passado: Trilho de Santa Catarina (7,4 km) e Trilho do Vale do Tua (11,3 km), no concelho de Mirandela, e Trilho do Tua-Vieiro-Freixiel (22,2 km), no concelho de Vila Flor. Em cada um deles, o “desenho” foi “escolhido em função da paisagem e da diversidade e valor patrimonial, mas também em função da cultura de cada local, da riqueza agro-alimentar, da hospitalidade”. Sim, porque esta é uma terra de gente que nos recebe bem. E que nos alimenta ainda melhor – esta área protegida, que integra os municípios de Alijó, Murça, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela, também é conhecida pelas suas iguarias gastronómicas.

Percursos sinalizados

Não faltam, assim, motivos para agendar um fim-de-semana de aventura neste território português. Ainda que os percursos inaugurados em Setembro de 2016 já não admitam mais reservas de visitas guiadas até ao final deste ano – o sucesso tem sido de tal ordem que o calendário já se encontra esgotado – fique com essa certeza: como os trilhos estão devidamente sinalizados e homologados não terá dificuldades em cumpri-los por sua conta e risco. Para obter informações sobre cada um deles pode aceder ao portal do Parque Natural Regional do Vale do Tua. E força nessas pernas!

 

One thought on “Confirma-se. O Tua é um paraíso para os amantes das caminhadas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s