viagens&gastronomia

E Barco de Ávila aqui tão perto da fronteira

Com o Inverno a não dar tréguas, as propostas para curtas escapadas continuam a centrar-se nos destinos de neve, aproveitando o que o frio tem de melhor. E se esse destino conseguir aliar património histórico, cultura e gastronomia, tanto melhor. É a mistura de todos esses ingredientes que torna Barco de Ávila, na região de Castela e Leão, Espanha, um local a visitar. Um povoado bem pequeno – tem cerca de 2.500 habitantes e 12.000 metros quadrados de área -, que oferece uma vista panorâmica para a Serra de Gredos (muitos procurada pelos amantes de desportos da natureza) e vários atractivos que irão captar a sua atenção.
Começando, desde logo, pelo Castelo de Barco de Ávila (ou Castelo de Valdecorneja) – fortaleza originária do século XII, que foi erguida novamente depois da sua destruição no século XIV – e pela Ponte Medieval, obra românica, igualmente datada do século XII, e que atravessa o Rio Tormes, afluente do Douro.
Nesta pequena localidade, que dista pouco mais de 110 quilómetros da fronteira portuguesa de Vilar Formoso, tem ainda para visitar a Capela do Santo Cristo del Caño, templo medieval do século XIII, a Casa de Los Balcones (século XV) e a Casa del Reloj (obra do século XVII, mas reconstruída no século XVIII).
Quanto a gastronomia, não faltam tentações em Barco de Ávila, com especial destaque para as iguarias regionais, como é o caso das deliciosas “Judias de El Barco”: uma espécie de dobrada que cai especialmente bem nesta época de frio e que promete repor energias aos turistas que procuram a região por causa dos desportos de natureza – importa não esquecer que a pouco mais de 25 quilómetros de Barco de Ávila encontrará a Estância de Esqui La Covatilla – Bejar.
Fica apenas o aviso: se gosta de locais apinhados de carros e de pessoas, então, Barco de Ávila não é um destino a considerar. Nesta localidade situada na província de Ávila reina a tranquilidade… e o ar puro da montanha.

 

barco2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s