Destinos

Pena d’Água e Açafrão: o “dois em um” que nos leva a querer voltar à Covilhã

Há muito que os hotéis de requinte e os restaurantes de referência deixaram de ser um exclusivo das grandes cidades. São cada vez as propostas diferenciadoras que vão pontuando territórios menos povoados e concorridos. É esse o caso do Pena D’Água Boutique Hotel & Villas, bem como do seu restaurante, o Açafrão, localizado da Covilhã, no interior do Centro de Portugal. Um “dois em um” irresistível, altamente recomendado a quem procura usufruir dos luxos típicos das grandes cidades, mas no sossego da montanha, às portas da Serra da Estrela. 

Construído a partir da recuperação de um edifício do final do século XIX, o Pena D’Água Boutique Hotel & Villas está instalado em pleno centro histórico da Covilhã e exibe todo requinte que se impõe a um boutique hotel. Foi buscar o nome às fontes (com água da Serra da Estrela) que preserva no pátio-jardim – pena d´água foi, noutros tempos, uma medida usada nas partilhas de água – e dispõe de 15 quartos, quatro suites e oito vilas, spa, piscina interior e piscina exterior. 

Em cada recanto, salta à vista a decoração rica, dominada por madeiras nobres e tecidos aconchegantes, e sem nunca esquecer o conforto. Motivos mais que suficientes para justificar a estadia, mas que acabam por ser reforçados com a proposta da porta ao lado: o restaurante Açafrão, que está instalado num imóvel Arte Nova contíguo ao edifício principal do hotel. 

Liderado por um filho da terra, Ricardo Ramos – que já conhecíamos da taberna A Laranjinha (também ela situada na Covilhã) -, o Açafrão presta homenagem aos exploradores e diplomatas dos Descobrimentos ali nascidos e dá primazia aos produtos da região, mas com um toque de cozinha de autor.

As propostas de menus vão deste o Menu Lã (com quatro momentos de degustação, a 35 euros por pessoa) ao Menu Pêro da Covilhã (oito momentos de degustação, a 70 euros), passando pelo Menu Serra (seis momentos, por 55 euros). Para os que preferirem as opções à carta, a lista contempla queijo de cabra panado (10 euros), seleção de queijos regionais com compota caseira (15 euros), bacalhau com ervilha, bivalves, camarão e bisque (22 euros), medalhão de porco ibérico com mostarda, amêndoa, bimis, mel e citrinos (26 euros), rabanada de bolo da Festa de Tortosendo com jeropiga e amêndoa (7,5 euros), entre outras propostas. O difícil vai ser escolher. E sair dali sem vontade de regressar. 

Pena D’Água Boutique Hotel & Villas

Morada: Rua de São Francisco Álvares 25

Covilhã 6200-051

Tel.: 275334168

Website: https://penadagua.com

Mail: info@penadagua.com

Créditos das fotos: Pedro Cerqueira/Plate Studio

Uma opinião sobre “Pena d’Água e Açafrão: o “dois em um” que nos leva a querer voltar à Covilhã

Leave a Reply