viagens&gastronomia

Ibiza, a ilha que nunca dorme também oferece alguma tranquilidade

Se há razão pela qual Ibiza anda nas bocas do mundo é pela sua animação “non-stop”. A ilha é afamada pelas suas festas intermináveis – começam ainda com a luz do sol e prolongam-se pela noite e madrugada dentro – e pela sua vida nocturna. Mas desengane-se quem possa pensar que os atractivos desta ilha espanhola – pertencente ao arquipélago das Ilhas Baleares – se resumem ao pulsar dos seus importantes clubes e discotecas. Apesar da suas dimensões reduzidas – tem 41 por 15 quilómetros – Ibiza é detentora de inúmeras praias e enseadas (calas) paradisíacas, algumas das quais bem tranquilas. Ainda assim, fica o reparo: irá arrepender-se caso não meta os pés num único clube de praia de Ibiza – como diz o ditado, “em Roma, sê romano”.
Um dos clubes mais populares – talvez até o mais famoso de todos – fica na praia de Cala Jondal e chama-se Blue Marlin. Passámos por lá numa tarde tórrida de domingo e, verdade seja dita, ficámos rendidos ao ritmo frenético da música, à alegria contagiante de quem fez do areal a sua pista de dança e à luz desvanecente do pôr-do-sol – se o orçamento permitir, obriguem-se a passar por lá num qualquer final de tarde de Verão para brindar à vida com um copo de champanhe (ou outra bebida qualquer).
Já a lista das enseadas mais famosas é composta pelas Cala Salada, Cala Conta, Cala Vadella, Cala de San Vicente e Cala Gracioneta. O que têm em comum? A água azul turquesa, claro está, a temperaturas bem convidativas (tão convidativas que não vai querer sair da água). Se tiver a sorte de cumprir uma estadia mais prolongada tome nota, também, no nome destas praias: Las Salinas, Playa d’en Bossa, Figueretas, Talamanca e Playa de San Antonio.

E Formentera ali tão perto

Para quem está de passagem por Ibiza e procura paisagens e praias naturais únicas, é obrigatório dar um saltinho até Formentera, a mais pequena das ilhas Baleares. A viagem de barco de Ibiza até Formentera leva cerca de 25 minutos nos barcos rápidos – há várias companhias a operar a partir do porto de Ibiza (entre 35 a 50 euros, por pessoa, ida e volta) – e vai valer bem a pena. Seja pelas belas praias que encontrará nesta pequena ilha (tem apenas 85 quilómetros quadrados), seja pela oportunidade de visitar o farol de La Mola ou a povoação de San Francisco Javier.
Também em Formentera (ou será melhor dizer “especialmente em Formentera”?) as águas cristalinas e azul turqueza são uma constante. Ses Illetes, Els Arenals e Cala Saona são praias de visita obrigatória, por mais curta que seja a estadia na ilha. E se no final ficar com vontade de trocar algumas horas (ou dias) da permanência em Ibiza por Formentera, não estranhe. É uma espécie de “vírus” que ataca quem prefere a tranquilidade ao rebuliço – além do mais, a viagem de barco entre uma e outra ilha não é assim tão longa. Boas férias!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s