Gastronomia

deCastro Gaia: os bons sabores portugueses à beira do Douro

O convite passava por ir conhecer o deCastro Gaia, após a sua renovação e apresentação de uma nova carta, mas a experiência acabou por ir muito mais além. Chegar ao Cais de Gaia num dia pleno de sol e calor, subir ao restaurante instalado no Espaço Porto Cruz e poder usufruir da paisagem do Douro enquanto nos chegam à mesa uns quantos (bons) petiscos e vinhos portugueses, supera todas as expetativas.  Com a assinatura do chef Miguel Castro e Silva, figura incontornável da cozinha portuguesa, o restaurante deCastro não abdica desse princípio basilar: aposta nos “sabores tradicionais, sem relegar à modernidade, enaltecida através das técnicas necessárias para o equilíbrio dos sabores e o cuidado na apresentação dos pratos”, explica aquele que foi um dos primeiros chefes a recuperar o ‘petisco’ como conceito gastronómico, uma forma muito portuguesa de partilha à mesa.

Aberto desde 2012, o deCastro tem agora um menu e uma proposta gastronómica assinada a quatro mãos: Miguel Castro e Silva faz-se acompanhar do seu sub-chef, José Guedes, na criação e elaboração dos pratos que chegam à mesa dos clientes.

Complementados pela grande variedade de vinhos das marcas detidas pela Granvinhos – que é também detentora do Espaço Porto Cruz -, entre os novos pratos deCastro Gaia surgem opções como cake de legumes com chutney de tomate e maçã, novilho laminado com molho de mostarda portuguesa, choco salteado com molho verde, costela mendinha com milhos de couve, arroz de polvo provençal e seus filetes ou pudim de requeijão e laranja.

Tivemos oportunidade de os testar a todos, num almoço que também não deixou de lado a prova do espargo verde, presunto e gorgonzola, tártaro de bacalhau com puré de grão, morcela da Beira com maçã, iscas do cachaço de bacalhau e o famoso bolo de chocolate sem farinha do chef Miguel Castro e Silva. Para acompanhar, foram servidos os vinhos Quinta de São Salvador da Torre Loureiro 2023, Justino´s Colombo Caracol Listrão ( DOP Madeirense), Quinta de Ventozelo DOC Douro Gouveio, Essência de Ventozelo Branco 2019, Quinta de Ventozelo LOCI 2021 e Dalva Porto Colheita Golden White 1989.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o restaurante e o conceito, aqui fica a conversa que tive com Miguel Castro e Silva e José Guedes.

https://www.aveiromag.pt/artigo?a=7274&garfadas-que-contam-restaurante-decastro

Fica ainda a dica: vale a pena subir ao rooftop bar Terrace Lounge 360º e usufruir das vistas para o Porto e o rio Douro, ao mesmo tempo que prova um cocktail de assinatura com vinho do Porto.

Créditos das fotos: Luís Ferraz

Leave a Reply