Gastronomia

Esqueça Londres. O melhor chá das cinco é servido em Portugal

Quem me conhece sabe o quanto aprecio a experiência do chá das cinco. Tanto que, normalmente, procuro aproveitar as minhas habituais viagens a Londres para me render a este costume que remonta a meados do século XIX – diz-se que foi introduzido por uma duquesa que ficava cheia de fome por volta das 16h00. Entre os mais concorridos, e luxuosos, contam-se o do Hotel Ritz de Londres, servido numa sala lindíssima e com um menu bastante completo, assim como o da Fortnum & Mason, casa icónica da cidade londrina que conta com mais de 300 anos de história (abriu em 1707) – permitam-me destacar também o chá das cinco do The Rubens at The Palace, que puxa dos galões por proporcionar vista direta para o Palácio de Buckingham (está virado para as Royal Mews).

Está bom de ver que não resisto a uma torre carregada com bolinhos e mini-sanduíches. O que eu não imaginava – especialmente depois de ter experimentado tanta sala icónica londrina – é que o melhor chá das cinco fosse servido em Portugal. Sim, leram bem. Falo do Reid´s Palace, histórico hotel do Funchal, fundado, claro está, por um inglês (William Reid).

Neste hotel de cinco estrelas da Madeira, o ritual é levado muito a sério. Os clientes são convidados a tomar o seu chá da tarde no terraço, usufruindo da paisagem a partir das alturas – o Reid´s Palace está plantado num penhasco.

O chá (contei 24 variedades) é servido num serviço de porcelana criado pela Vista Alegre propositadamente para este hotel e a torre que nos chega à mesa vem carregada de mini-sanduíches, scones com creme de leite e compota, e miniaturas de bolos. Tudo com um sabor inigualável, a combinar na perfeição com o serviço que é prestado pela equipa da sala – perguntam-me se quero repetir as sandes ou os bolos de que mais gostei e não consigo resistir.

Consigo perceber, no final, o motivo pelo qual o ritual do chá do Reid’s deu um livro – “I had tea at Reid’s”, de Andreas Augustin. Do requinte da carta de chás à frescura dos bolos e sanduíches, o que não faltam são motivos para nos querer levar a repetir a experiência (50 euros por pessoa). E por mais que Londres se esmere, não há vista como a do Reid´s.

Leave a Reply