No Centro de Portugal há várias cidades criativas para descobrir – só nesta região, pode encontrar cinco cidades que pertencem à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Foi esse o mote que nos levou às Caldas da Rainha, que integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO desde 2019 e é conhecida pelos seus produtos cerâmicos centenários que fazem parte da cultura e da identidade da cidade.
A sua tradição na indústria cerâmica remonta ao final do século XV, mas foi já no século XIX que ali começou a trabalhar um dos artistas mais conhecidos, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905).
Nas Caldas da Rainha é possível usufruir de um conjunto de experiências promovidas por ceramistas locais, como dias abertos e workshops, uma oportunidade única para contactar com a cerâmica e aprender esta arte local.
Ainda no domínio das experiências, são vários os operadores locais que dispõem de visitas guiadas pela cidade, com diferentes vertentes – artísticas, culturais e gastronómicas.
De forma autónoma, o Posto de Turismo da Cidade, dispõe de diferentes roteiros, que conduzem os turistas pela cidade, conhecendo o seu património artístico e cultural, como é exemplo a Rota Bordaliana (percurso dedicado a Bordalo Pinheiro).
Passeios dentro e fora do centro
Na cidade onde se encontra o mais antigo Hospital Termal do mundo, é obrigatório reservar uns minutos para passear ao longo do Parque D. Carlos I – é neste jardim que se encontra localizado o Museu de José Malhoa – e rumar até ao Centro de Artes, que além de albergar quatro museus municipais, também reserva espaço para artistas e estudantes poderem desenvolver o seu trabalho criativo.
Se ainda estiver com tempo, nada como explorar os arredores, explorando o património edificado, como moinhos, igrejas e uma ponte romana. Junto à costa, encontrará a praia da Foz do Arelho, onde pode apreciar a extensão do Atlântico, com as Berlengas à vista, num passeio pelos passadiços de madeira. Destaque, também, para a Lagoa de Óbidos, rica pela sua biodiversidade, onde se pode usufruir de um passeio de barco, caminhadas e observação de pássaros.
Bom passeio!
Fotos de Pedro Cerqueira/Plate