Gastronomia

O Palco: Um restaurante que faz dos produtos locais verdadeiras estrelas

Fica a confissão: acabei por visitar O Palco uma semana depois de ter passado por um restaurante português de alto gabarito – desses com estrela Michelin – e o que podia ser um ponto desfavorável para o jovem chef deste novo restaurante de Coimbra, acabou por transformar-se num argumento a seu favor. É que o restaurante imaginado por Marco Almeida (trabalhou com o chef Vítor Dias no restaurante do Hotel Quinta das Lágrimas) não fica nada atrás dos “estrelados”. Muito pelo contrário: tem tudo para nos surpreender, pela positiva, do primeiro até ao último momento. 

Localizado no nº 55 da Avenida Dom Afonso Henriques, bem no centro da cidade, este novo espaço gastronómico consegue “dar palco aos melhores produtos da região”, transformando-os em protagonistas dos pratos, através de uma cozinha de autor “humilde” e “das raízes”. Para isso, o chef Marco Almeida andou, ao longo de mais de um ano, a visitar 17 produtores da zona centro (o que, aliás, deu origem a um documentário), que fornecem, diretamente, todos os alimentos utilizados no restaurante. 

Dá-se valor ao que é da terra e, em simultâneo, dá-se uma ajuda ao ambiente. O objetivo do chef, apaixonado pelo mundo rural e pela qualidade dos alimentos, é criar o primeiro restaurante quilómetro zero da zona centro. O conceito ainda tem raras aplicações na restauração, em Portugal. No caso de O Palco, é garantido que todos os alimentos provêm, em média, de uma distância de até 39 quilómetros.

Do azeite, o ingrediente mais distante (percorre 80 km desde Lagares da Beira, Oliveira do Hospital), à salicórnia, às ostras ou às algas de Aveiro, ou ao pão (feito no próprio restaurante) com farinhas moídas em pedra, em Ílhavo, Marco Almeida procurou os melhores produtos da região para a sua cozinha. Outros produtores mais próximos estão nas localidades de Anadia, Mealhada, Cantanhede, Montemor-o-Velho, Antanhol, Ansião.

O resultado? Uma experiência gastronómica a repetir, não só pela forma como Marco Almeida trabalha os seus pratos, mas também pela simpatia da equipa de sala, liderada pela sua mulher, Ana Vinagre. A dificuldade, garanto-vos, vai ser escolher entre as várias opções disponíveis na carta, que dá destaque a três menus: Palco Principal, Palco Infantil e Palco Vegetariano, acompanhados de uma carta de bebidas da região. 

A sala não é muito grande – tem 22 lugares – mas é também isso que torna a experiência tão especial. Sentimo-nos na primeira fila. 

Restaurante O Palco

Site | https://www.o-palco.pt/

Instagram | https://www.instagram.com/o_palco_restaurante/

Facebook | https://www.facebook.com/opalcorestaurante

Horário: 2.ª feira  | 5.ª feira | 6.ª feira | Sábado: 12h30 – 14h30  e  19h30 – 22h30 Domingo: 12h30 – 15h00

Leave a Reply