Gastronomia

Naco de bacalhau confitado com risoto de línguas

Nestes dias em que a ordem passa por ficar em casa, nada melhor do que seguir as propostas culinárias apresentadas por reconhecidos chefes.

Desta vez, é a equipa do Restaurante FAMA by Luís Lavrador, mais concretamente Luís Lavrador e Russo Correia, quem nos brinda com uma das suas melhores receitas: Naco de bacalhau confitado em azeite e risoto de línguas. Bom apetite!

Ingredientes 4 pessoas

Bacalhau confitado:

2 lombos de bacalhau de 400g; 4 dentes de alho; 2 folhas de louro; Pimenta em grão q.b; 1 ramo alecrim; 1 ramo tomilho; 0,5L Azeite. Preparação: Cortam-se os lombos de bacalhau ao meio, retiram-se as espinhas dos lados (reservam-se) e colocam-se num tabuleiro de forno. Junta-se o azeite, os alhos esmagados com casca, o louro, os grãos de pimenta, o tomilho e o alecrim. Leva-se ao forno durante 30 minutos a 70ºC.

Risoto de línguas:

50 g manteiga; 1dl azeite; 2 chalotas ou 1 cebola pequena; 1 pimento vermelho; 2 dentes de alho; 400 g de línguas de bacalhau demolhadas e cortadas em pedaços pequenos; 250 g de risoto; 100 ml polpa de tomate; sal e pimenta q.b.; coentros; 1 dl vinho branco; queijo parmesão; 1 colher sopa de manteiga.

Preparação:

1.º Colocar as espinhas do bacalhau a ferver com água, 1 folha de louro, e um pequeno ramo de coentros e deixar ferver 5 minutos.

2.º – Num tacho verter o azeite e a manteiga e deixar aquecer. Juntar os alhos e as chalotas ou cebolinhas picadas finamente. Depois de refogado, adicionar o pimento picado e as línguas de bacalhau. Deixar alourar e adicionar o risoto. Mexer muito bem até começar a colar ao fundo e refrescar com o vinho branco. Quando o vinho branco evaporar, juntar a polpa de tomate adicionando aos poucos o caldo de bacalhau, mexendo sempre com o lume brando. Estando o risoto cozido, retira-se do lume, polvilha-se com os coentros picados e liga-se com a manteiga e o queijo mexendo muito bem e retificam-se os temperos e serve-se de imediato.

* Texto originalmente publicado na revista Aveiro Mag

2 opiniões sobre “Naco de bacalhau confitado com risoto de línguas

Deixar uma resposta