viagens&gastronomia

Bem-vindos a Oxford, cidade universitária e repleta de história

É uma dessas cidades com a qual estamos familiarizados ainda sem a visitar. Já todos ouvimos falar do seu nome, muitas vezes até de forma repetida, e, se fizer bem as contas, o mais provável é que já tenha visto alguns dos seus pontos de interesse através do pequeno ou do grande ecrã (em filmes ou séries). Falamos de Oxford, cidade inglesa situada no condado de Oxfordshire, a cerca de duas horas de distância de Londres, e conhecida por ser berço de uma das universidades mais antigas do mundo.

Foi ali que estudaram figuras como Margaret Thatcher, Tony Blair, Indira Gandhi ou Oscar Wilde, entre muitas outras, e também entre os seus cenários se criaram obras literárias de renome, como Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll). E é que se mantêm impecavelmente conservados os colégios mais emblemáticos da Universidade de Oxford, como é o caso de Christ Church e Wadham College.

No coração desta cidade irá mergulhar em vários séculos de história (os primeiros colégios foram construídos no século XIII) e num mar infindável de conhecimento (a Universidade de Oxford reclama os créditos de ter formado inúmeros génios e ninguém duvida disso).

 

Várias opções de visitas guiadas

Uma das melhores formas de ficar a conhecer o centro da cidade é através de uma walking tour– há vários roteiros à espera dos turistas -, sendo que entre as mais procuradas estão as que passam pelos cenários dos filmes de Harry Potter, como é o caso do New College, fundado em 1379. Outros pontos de passagem obrigatória são os Exeter College, Balliol College e University Library.

Consulte os vários programas disponíveis, assim como horários e preços, e renda-se à beleza da cidade, acompanhado de um guia oficial.

E sim. Oxford também tem museus. Na verdade até tem o museu mais antigo do Reino Unido e um dos mais antigos do mundo: o Ashmolean Museum. Anote também os nomes dos Oxford University Museum of Natural History, History of Science Museum e Pitt Rivers Museum.

 

 

Ao roteiro dedicado aos colégios e museus da cidade, deve juntar uma outra proposta tentadora. E aconchegante, diga-se. Especialmente para quem, como eu, andou por Oxford num dia frio e de muita chuva (gelada). Procurem a Turf Tavern, um pub histórico que está escondido num beco, e entre várias casas, ali no centro da cidade – damos dar-lhe uma ajuda, fica entre a Holywell Street e a New College Lane.

Procure um lugar à mesa ou ao balcão, e faça como fizeram tantas figuras ilustres que por ali passaram: peça uma cerveja (ou várias, dependendo da sede e do gosto pessoal) e brinde ao facto de estar no pub mais antigo de Oxford (as suas origens remontam a 1361). Também pode almoçar, uma vez que a carta da casa apresenta várias opções (hambúrgueres, fish and chips, etc).

 

 Informações úteis
  1. Como chegar a Oxford: Para quem viaja a partir de Londres, existem as opções de comboio (a partir das estações de Paddington ou Marylebone) ou de autocarro (Victoria Coach Station). A primeira é bem mais rápida (cerca de uma hora), mas também mais cara (cerca de 30 libras).
  2. Visitas guiadas: Se a estadia na cidade for curta, o ideal é agendar, atempadamente, as visitas guiadas que pretende fazer, consultando o website das walking tours.

Deixar uma resposta