cultura&ócio

A cor e a beleza tropical de Porto Rico “viajam” até ao Norte de Portugal

É publicitário de profissão mas tem vindo a afirmar-se também – e cada vez mais – como artista plástico. O porto-riquenho Bernardo Medina, que assina as suas obras como BeMe, irá apresentar-se ao público português, de 19 de Dezembro a 31 de Janeiro de 2019, com uma exposição que irá ter lugar no Norte do país, mais concretamente na cidade do Porto.

Mais do que uma explosão de cor e de criatividade, a mostra apresenta-se como uma representação do folclore de Porto Rico. São quase duas dezenas de peças que irão “viajar” até ao Norte de Portugal, numa mostra que recebe o título de “Soleado” (ensolarado, em português) e que estará patente na Nhdesign Gallery. 

Inspiradas no ritmo vibrante e colorido que caracteriza o povo porto-riquenho, as telas que BeMe apresentar ao público português assentam “numa paleta de tons quentes, dominados pelo vermelho, amarelo, laranja, rosa fúcsia e toques de azul”, destaca a curadoria da mostra.

Mais de 10 anos de carreira artística

A carreira artística de BeMe teve início em 2006, data a partir da qual começou a apresentar o seu trabalho em Porto Rico, Cuba, Espanha e Estados Unidos da América – Nova Iorque, Miami, Santander, Madrid e Havana, foram algumas das cidades onde já expôs.

Um dos seus últimos projectos artísticos ocorreu no passado mês de Setembro e visou assinalar o primeiro aniversário da passagem do furacão Maria por Porto Rico. BeMe apresentou ao público uma colecção de lâmpadas – com tamanhos e texturas diferentes – para deixar uma mensagem de prosperidade ao povo afectado pelo furacão.

Durante a segunda metade deste mês de Dezembro e ao longo de Janeiro de 2019, Bernardo Medina cumprirá, então, a sua primeira exposição em Portugal, pela mão do galerista Nuno Sacramento. Para 2019, está já garantida, também, a sua participação na Bienal de Havana, em Cuba.

 

 

BeMe expõe, pela primeira vez, em Portugal

Um comentário em “A cor e a beleza tropical de Porto Rico “viajam” até ao Norte de Portugal

Deixar uma resposta