Gastronomia

As sete maravilhas da gastronomia aveirense à mesa do Salpoente

Ostras, algas, carapau, carne marinhoa, vinho da Bairrada, ovos moles e bolacha americana. Sete produtos distintos, a maioria deles verdadeiras marcas da região de Aveiro, que já dispensam apresentações junto dos apreciadores de gastronomia e vinhos. Aparecem, agora, em destaque na nova carta do Restaurante Salpoente e de forma tão saborosa que ousamos apelidá-los de “as sete maravilhas” da gastronomia aveirense.

Para este Outono/Inverno, o chef Duarte Eira apresenta algo que parecia impossível, depois de ter elevado a fasquia bem alto, em Março. O responsável máximo pela cozinha do restaurante que habita em dois antigos armazéns de sal, voltou a centrar atenções no que a região tem de melhor. O resultado? Um menu de degustação (“À descoberta de produtos da região”) que combina, na perfeição, vários sabores da ria, da costa e da terra de Aveiro.

Estivemos por lá, a prová-lo, juntamente com outros jornalistas da área da gastronomia, poucos dias antes de entrar em vigor a carta Outono/Inverno. A primeira proposta, passa por um Ceviche de carapau (com carapau, massa tenra e alface mar), seguida de uma segunda entrada de Carpaccio de Marinhoa (carne marinhoa, queijo ilha e vinagre Moura Alves).

 

Carpaccio de Marinhoa

 

Para o terceiro prato, Duarte Eira foi buscar um dos melhores produtos da Ria de Aveiro, as ostras, juntando-lhes ingredientes como o caril, coco, maçã verde, pepino e codium. A marinhoa volta a marcar presença na quarta proposta deste menu de degustação, através de um nispo de marinhoa, com batata, trufa, alho negro, cogumelos e jus de carne.

 

Ostras da Ria de Aveiro

 

Por último, a sobremesa: os ovos moles, como não podia deixar de ser, voltam a estar em destaque, mas desta vez repartem as atenções com a famosa bolacha americana de Aveiro (fornecidas pela casa TêZero).

Nos vinhos, a região da Bairrada mantém a primazia. Para o menu “À descoberta de produtos da região” foram seleccionados: Quinta dos Abibes (2016), Colinas (2016), Munda Branco (2015), Quinta das Bágeiras Garrafeira
(2013), Quinta Abibes Espumante
(2016).

 

Ovos moles e bolacha americana

 

Os pratos de bacalhau e seus derivados continuam a ser uma das apostas fortes do Restaurante Salpoente, mantendo-se assim fiel à sua proposta inicial. Prova disso é o facto de a carta manter um menu de degustação dedicado ao “fiel amigo”, para além das propostas de sames, Bacalhau Contemporâneo e uma versão própria de Bacalhau à Brás.

São muitas as sugestões para provar no sítio de sempre (o Salpoente está localizado em frente ao Canal de São Roque, bem no centro de Aveiro).

O preço do menu de degustação “À descoberta de produtos da região” é de 39,50 euros por pessoa (harmonização de vinhos a 20 euros) e o do “À descoberta do fiel amigo” é de 49,50 euros (harmonização 25 euros). Existe ainda um terceiro menú, “Nas mãos do chefe”, que custa 59,50 (harmonização 30 euros).

 

 

2 opiniões sobre “As sete maravilhas da gastronomia aveirense à mesa do Salpoente

  1. No mês de aniversário da Revista Digital Organizzada, quero agradecer a sua visita ao site e sua preferência em acompanhar o nosso trabalho, curtindo e compartilhando os nossos posts.
    O sucesso é resultado de boas escolhas e você, em algum momento, nos escolheu!
    Muito obrigada!
    Um abraço,
    Revista Digital Organizzada.

Leave a Reply