viagens&gastronomia

Há mais um bom pretexto para partir à descoberta das Aldeias Históricas

Portugal é detentor de várias aldeias que ainda mantêm uma beleza ímpar, preservando a identidade e a vivência de outros tempos. Se nunca ousou fazer-se à estrada para visitar alguns desses locais mais ou menos remotos, então, não sabe o que está a perder. Há poucos prazeres comparáveis ao de mergulhar numa localidade repleta de história(s) e onde o relógio parece andar bem mais devagar.

E há um roteiro em particular que importa descobrir, pela sua singularidade e charme. Falamos da rede Aldeias Históricas de Portugal e das 12 localidades que a compõem: Piódão, Almeida, Sortelha, Linhares da Beira, Marialva, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Castelo Mendo, Trancoso, Idanha-a-Velha, Monsanto e Belmonte.

Estão todas situadas no Interior Centro do país, distribuídas por 10 municípios, mas, em cada uma delas, mora um atractivo diferente. E se isto ainda não for suficiente para o convencer a rumar a uma destas aldeias repletas de história, fica essa nota: ao longo dos próximos meses, estas localidades vão receber um evento especial.

Uma festa carregada de música, gastronomia, animação de rua, história e oficinas, irá chegar a cada uma delas. Contas feitas, serão 12 eventos, onde as estórias das Aldeias Históricas de Portugal sairão dos livros e do imaginário da comunidade, transformando-se em programas com múltiplos pontos de interesse.

Festa começa no Piódão

Esta programação festiva, que é apenas mais um bom pretexto para partir à descoberta destas aldeias, arranca já a 21 e 22 de Abril, no Piódão, no concelho de Arganil. “Estrada Real: A Longa Caminhada” é o tema central do programa, que recorda as dificuldades que sentiam os comerciantes medievais que, em carros de bois, transportavam produtos entre Coimbra e a Covilhã, num percurso pela Serra do Açor que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador.

Importa, também, começar já a tomar nota das próximas datas: Almeida (18 e 19 de Maio), Sortelha (1 e 2 de Junho), Linhares da Beira (13 a 15 de Julho), Marialva (20 e 22 de Julho), Castelo Novo (27 a 29 de Julho), Castelo Rodrigo (31 de Agosto e 1 de Setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de Setembro), Trancoso (5 a 7 de Outubro), Idanha-a-Velha (1 e 4 de Novembro), Monsanto (9 e 11 de Novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de Dezembro).

 

Aldeias Históricas de Portugal
Aldeia de Almeida

 

2 comentários em “Há mais um bom pretexto para partir à descoberta das Aldeias Históricas

Deixar uma resposta