Destinos

Esta iguaria sabe (muito) a mar e é estrela de um festival

Não é um produto muito conhecido entre os portugueses, mas além-fronteiras já conquistou um espaço de destaque na cozinha gourmet. O ouriço-do-mar é uma iguaria de sabor ímpar – pode ser comido ao natural, cozido ou misturado em sopas e outros pratos – e bastante apreciada em alguns países, como é o caso da vizinha Espanha.
Dotado de carapaça com espinhos longos, este invertebrado marinho sabe (e muito) a mar. E é estrela de um festival internacional de gastronomia que decorre, anualmente, na Ericeira. Assim é desde o ano de 2015.
A edição deste ano decorre entre os dias 23 de Março e 8 de Abril – ou seja, coincide com as férias da Páscoa – e além de dar a provar esta que é uma das iguarias marítimas mais desejadas do momento, compreende outras actividades paralelas.
Vai ser possível, por exemplo, ver de perto a forma como é cultivado, produzido e comercializado o ouriço-do-mar, através de visitas e palestras com oradores especialistas.

Vários cozinheiros confirmados

Um dos destaques da programação acontece nos dias 24 e 25 de Março, no Mercado Municipal da Ericeira, e junta vários cozinheiros conceituados – como Vasco Lello, Rodrigo Castelo, Bertílio Gomes, Marco Martini, José Pinheiro, entre outros -, num showcooking aberto ao público em geral.
De resto, o festival assenta numa mostra gastronómica que se estende a um total de 22 restaurantes. Até dia 8 de Abril, nos espaços de restauração aderentes, há para provar sugestões como “risoto de ouriços-do-mar e camarão grelhado”, “açorda de ouriços-do-mar”, “caril de ovas de ouriços-do-mar”, “tartar de ouriço-do-mar”, entre outras propostas.
A lista completa dos restaurantes aderentes e respectivos menus está disponível no website da Câmara Municipal de Mafra. Basta consultar as opções disponíveis e começar a escolher. Bom apetite!

 

Leave a Reply