Destinos

Vem aí o Wine Fest Porto, com mais de 300 referências vínicas em prova

A Alfândega do Porto começa a preparar-se para receber mais uma grande festa do vinho. Aquela que é já a segunda edição do Wine Fest Porto acontece a 18 de Novembro, reunindo, segundo a organização, 33 produtores de vinhos “criteriosamente seleccionados”. Serão mais de 300 vinhos, 11 regiões portuguesas, que vão estar em prova neste encontro que promete proporcionar ao público presente “uma experiência sensorial inesquecível”.

O programa do Wine Fest Porto reserva, ainda, lugar de destaque para três “Provas Especiais”, limitadas, cada uma delas, a 25 participantes: “Casa da Passarella – 125 Anos de História”, uma prova vertical dos vinhos referência da Casa da Passarella – Villa Oliveira, na região do Dão; “Os segredos de Joaquim Arnaud”, a oportunidade perfeita para provar o passado, presente e futuro dos vinhos produzidos por Joaquim Arnaud, de Pavia, no Alentejo; e “Horácio Simões – Uma história à volta do Moscatel Roxo”, uma das castas emblemáticas de Portugal e, em particular, da Casa Agrícola Horácio Simões, na Península de Setúbal.

Se a opção passar por participar nestas experiências mais exclusivas, o melhor mesmo é garantir já o seu lugar, adquirindo os respectivos bilhetes – disponíveis na Ticketline, on-line e nos locais habituais como Fnac, Worten, El Corte Inglés ou Agências Abreu, por exemplo. A entrada no evento tem o valor de 10 euros, o bilhete com acesso a cada uma das “Provas Especiais” custa 20 euros e o há um “Pack Enófilo”, para verdadeiros apreciadores, que inclui o acesso às três ‘Provas Especiais’ pelo valor de 50 euros.

Mais de 10 regiões representadas

Para aqueles que não conseguirem – ou não queiram – ter acesso às “Provas Especiais”, fica essa certeza: no Salão Nobre do edifício da Alfândega do Porto irão encontrar muitas referências vínicas para provar. Em representação da região do Vinho Verde, por exemplo, estarão: Vale dos Ares e Sem Igual; Quinta do Ferro; Quinta do Regueiro e Pessoa Wines, que também produz DOCDouro, desta mesma região também estarão presentes Esmero; Quinta de Ventozelo; Vieira de Sousa; Quinta da Rede; Vinilourenço; Maçanita Vinhos; Dalva e Messias (ambos produzem também Vinho do Porto); e os Portos Blackett.

De Trás-os-Montes poderão ser provados os vinhos da Casal Faria e Do Joa. Descendo um pouco no território, da região da Bairrada estarão os vinhos e espumantes da Quinta dos Abibes; Casa de Saima; Quinta das Bágeiras e Messias, que também tem vinhos Dão, tal como Casa da Passarela; Quinta Vale do Cesto; e Quinta de Lemos. Da Beira Interior estará presente a Quinta do Cardo. A empresa Romana Vini levará vinhos Tejo e Lisboa, esta região igualmente representada por Quinta de Pancas; Carcavelos, vinhos singulares produzidos pela Câmara Municipal de Oeiras; e os vinhos de Joaquim Arnaud (que também levará Alentejo).

Da Península de Setúbal estarão em prova os vinhos e moscatéis Horácio Simões. Mais a Sul, desde o Alentejo, chegam os vinhos da Herdade do Arrepiado Velho; do Monte da Ravasqueira; da Vinha das Virtudes; da Lima Mayer; e da Fita Preta Vinhos. Por fim, a Azores Wine Company, promete fazer as delícias com a prova de vinhos nascidos nos Açores, num terroir único e protegido como Património da Humanidade: as vinhas da ilha do Pico.

 

Leave a Reply