Destinos

Menorca: a ilha das praias e enseadas idílicas para onde quero voltar

Não me perguntem porquê, mas a verdade é que passei uma parte da minha vida (talvez uns 15 anos) a sonhar com uma viagem até Menorca. Esta ilha espanhola, ao contrário de qualquer uma das outras Baleares, esteve sempre ali, bem no topo da minha lista de desejos – e das pesquisas que ia fazendo na Internet. E de cada vez que o sonho era adiado – tenho de admitir -, aumentavam, também, as minhas expectativas em relação ao destino. O que até poderia trazer algum perigo (criar demasiadas fantasias pode potenciar o risco de desilusão). Mas agora que cumpri essa intensa vontade de conhecer Menorca, afirmo, sem a menor das dúvidas: esta que é a segunda maior ilha das Baleares (a maior é Maiorca) é ainda mais bonita ao vivo e a cores (e que cores fantásticas ela tem!).

Em cada recanto, Menorca esconde uma praia ou uma enseada (cala) idílica, de águas azul-turquesa e com uma temperatura que torna difícil resistir à tentação de ir a banhos. Qualquer postal ou fotografia da beleza natural da ilha ficará, certamente, muito aquém da realidade com que os turistas são confrontados. São, no total, mais de 80 praias ou enseadas para descobrir – por mais longa que seja a estadia, há sempre um recanto novo à nossa espera -, algumas das quais apenas acessíveis através de trilhos pedestres ou por mar (barco). Prontos para desbravar 700 quilómetros quadrados de paraíso?

Começando pela capital, Mahón, até Ciutadella, a cidade situada no outro extremo da ilha – e que foi, até 1772, a capital – (são 50 quilómetros de uma cidade à outra), passando nos principais povoados e praias, Menorca não pára de nos surpreender pelo seu património natural e edificado. Em relação a este último, uma das notas mais positivas reside no facto de a ilha ter conseguido escapar à tentação das grandes construções em altura.

Será difícil eleger as melhores praias e pequenas baías de Menorca – tanto mais porque gostos não se discutem -, mas há locais que jamais irei esquecer depois da minha estadia na ilha. Fornels é um desses casos, tanto pela sua praia, como pelo seu pequeno centro urbano – é aqui que se encontram os restaurantes mais famosos da “caldereta de langosta” (caldeirada de lagosta). Uns quilómetros mais à frente, encontramos o Cabo e o Farol de Cavalleria, outro ponto de visita obrigatória, antes de mergulharmos nas praias com o mesmo nome.

Praia de Cavalleria

Fornels é um dos locais mais bonitos da ilha

 Ciutadella já foi a capital de Menorca

Para os amantes das praias e enseadas, importará reservar, ainda, algumas horas para desfrutar, já na parte Sul da ilha, das Cala en Bosc, Cala en Turqueta, e Macarelleta e Macarella (estas últimas acessíveis apenas de barco ou a pé). E a verdadeira cereja no topo do bolo: a Cala Galdana (sim, fiquei apaixonada). Igualmente digna de uma visita é a Cala en Porter, uma vez que é ali que se encontra a Cova d’en Xoroi, uma gruta que é um bar e que proporciona uma experiência única aos visitantes da ilha a cada final de tarde (talvez o pôr-do-sol mais bonito que tive a oportunidade de apreciar).

Para jantar, as propostas são muitas e estendem-se a cada canto da ilha, mas há uma experiência que não devem perder: rumar a Es Castell, bem próximo de Mahón, que é a povoação mais oriental de todo o território espanhol e o ponto onde amanhece primeiro no país. Acreditem: vão adorar jantar num dos restaurantes virados para a pequena marina. Menorca tem várias especialidades locais de fazer crescer água na boca – queijo, sobrasada, para além dos mariscos e peixes – e capazes de arruinar qualquer dieta. Mas sem sentimentos de culpa. Nas praias de Punta Prima e de Son Bou encontrarão muito areal e mar para gastar as calorias em excesso.

Até já Menorca! Agora que conheço a tua beleza fica mais difícil adiar uma viagem.

 

 

O bar instalado na gruta é um  local obrigatório

Há locais que só são acessíveis de barco ou a pé

2 opiniões sobre “Menorca: a ilha das praias e enseadas idílicas para onde quero voltar

Leave a Reply