cultura&ócio

Vem aí a maior de todas as festas do Norte

Não era justo não falar dela, depois de ter dedicado um artigo às festas de Santo António, em Lisboa e em Estarreja. A festa de São João está aí à porta, colocando toda a cidade do Porto em ambiente de folia na noite de 23 de Junho. E quando falo em noite, devo alertar que a sua duração é bem alargada.
Música, dança, petiscos e fogo-de-artifício marcam a festa feita com pronúncia do Norte. Com essa certeza: a celebração não se resume a apenas uma noite. Duvidam? Logo a 21 de Junho, na noite mais curta do ano, a cidade começa a entrar no ritmo, celebrando o Solstício de Verão. Os céus do Porto vão ser iluminados a partir do centro histórico com uma grande largada de balões. E o convite é dirigido a todos quantos queiram participar (o lançamento será feito a partir de uma instalação artística (BLAB) instalada no Miradouro da Sé).
Na noite seguinte, 22 de Junho, as atenções viram-se para a Avenida dos Aliados – onde está instalado o palco principal das Festas de São João. A Banda Sinfónica Portuguesa irá dar um concerto festivo que incluirá várias cantigas tradicionais do São João, mas também alguns dos temas mais populares de artistas como Rui Veloso, Sérgio Godinho, Carlos Paião, Vitorino ou GNR.
Já na “grande noite”, 23 de Junho, a Avenida dos Aliados promete vibrar ao som de duas grandes bandas do Porto. Os Trabalhadores do Comércio estreiam-se no palco maior da cidade, recordando alguns dos seus temas mais célebres da década de 80, a partir das 23 horas. Após o fogo-de-artifício (marcado para a meia-noite, na Ribeira do Porto), será a vez de os GNR subirem ao palco e celebram com o seu público 35 anos de carreira, num concerto de restrospectiva que junta à banda do Porto dois ilustres convidados: Isabel Silvestre, para cantar em dueto com Rui Reininho a “Pronúncia do Norte”, um dos hinos da cidade do Porto; e Javier Andreu, que em 1992 deu voz ao incontornável sucesso “Sangue Oculto”.
Outra das opções a ter em conta para estas noites de festa na “invicta” passa pelos bailaricos espalhados por toda a cidade, e que irão estender-se até 25 de Junho.

Em Braga, a festa também é rija

Para quem quiser subir ainda mais a Norte, há uma outra festa de São João que atrai milhares de pessoas e igualmente feita de bailaricos, fogo-de-artifício e petiscos. Falo de Braga, cidade onde os festejos populares dedicados a São João também são levados muito a sério – de tal forma que o cartaz anuncia-os como sendo “a maior festa popular em Portugal” – que dão origem a um programa de animação que se prolonga por vários dias. O momento alto também acontece a 23 de Junho, em especial durante a noite. O espectáculo de pirotecnia acontece pela 01h00, a partir do alto do monte Picoto sobre o terreiro de São João da Ponte. Este ano também há concerto de Diogo Piçarra (a partir das 02h00), na Avenida Central, antecedido de muitas outras actuações de bandas e dj´s um pouco por toda a cidade. Prontos para a festa?

 

A festa no Porto dura a noite toda

Em Braga, o São João também é comemorado com pompa e circunstância
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s