cultura&ócio

Vem aí um festival dedicado aos mais pequenos, que alia cultura e natureza

Pais, tios, avós, padrinhos e madrinhas: reservem os dias 24 e 25 de Junho para rumarem com os vossos pequenos à Mata do Buçaco – floresta de uma beleza rara que é candidata a Património da Mundial da UNESCO. Por esses dias, acontece o “Primeiro Festival de Artes para Crianças – Catrapim”, que promete associar “cultura e natureza”, levando os participantes a “praticar boas acções” ambientais que lhes garantam o acesso gratuito aos espectáculos de teatro, música, marionetas, poesia, “showcooking” (com produtos da Mata), arte circense e outras artes performativas que irão decorrer em sete palcos.
Na prática, cada criança participante terá um passaporte ambiental, que terá de ser carimbado pelo “staff” do Catrapim, de modo a permitir a livre circulação entre os vários palcos dispersos pela Mata. Para obter o carimbo, as crianças terão de saber separar o lixo, praticar uma boa acção ambiental ou responder a questões sobre boas práticas ambientais.
Este Festival de Artes para Crianças será um evento aberto ao público em geral e promete proporcionar dois dias divertidos e dinâmicos na floresta. Durante o evento, serão, também, apresentadas as novas mascotes da Mata, que pretendem representar a fauna e flora do Buçaco: uma “caricatura” do esquilo e outra do medronho.
Promovido pela Fundação Mata do Bussaco e co-produzido pela Associação Escolíadas, o evento tem o apoio logístico e financeiro da Fundação Jumbo para a Juventude e da Câmara Municipal da Mealhada, e conta com a colaboração de escuteiros, bombeiros, autarcas, escolas e associações locais.

Vários palcos, várias performances

Do programa do Catrapim destaca-se o palco “A brincar com os sons”, na Fonte de Samaritana, onde a companhia de teatro Catrapum, Catrapeia irá apresentar o teatro musical “Som a som, tom a tom” e uma performance com a “Mala mágica”. Referência ainda para o palco “A selva na mata”, nas Portas de Coimbra, o agrupamento de escolas de Eiras (Coimbra) irá apresentar a peça “Era uma vez na selva”.
Outro dos palcos estará instalado junto às garagens do Palácio do Bussaco e chama-se “Floresta encantada”. É neste local que irá ser apresentado o teatro musical “Flor Maria e as gotinhas da vida”. Já junto ao cedro de S. José (o cedro mais antigo da Europa, plantado em 1644), estará o palco “Amigos da Natureza”, onde o grupo de teatro “A fonte de Murtede” apresentará a peça “O amigo José”.
O roteiro pelo festival deverá compreender, também, a passagem pelo palco “O mundo das marionetas”, junto ao Pretório, que estará reservado ao conceituado Jakas (actor, director do Museu do Brinquedo e o único Pai Natal português certificado internacionalmente), bem como pelos espaços “Musicar o Mundo” e “Petiscos para todos os gostos”. Neste último, estará o chef do Grande Hotel do Luso a promover uma oficina de bolachas, para as crianças meterem mãos na massa e cozinharem e provarem as suas próprias iguarias.
Prontos para brincar até não poder mais e dar uma ajuda na preservação da Mata do Buçaco? Todas as actividades são de acesso livre e gratuito.

 

One thought on “Vem aí um festival dedicado aos mais pequenos, que alia cultura e natureza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s