Uncategorized

As 9 novas competências que deve ter no seu currículo

Longe vão os tempos em que bastava usar expressões como “conhecimentos de informática na óptica do utilizador” para convencer um qualquer empregador. Os tempos mudaram – e muito – e a procura por um novo emprego revela-se cada vez mais exigente. Ter um currículo repleto de frases feitas, de competências irrelevantes e sem factores diferenciadores, não ajuda, em nada, a marcar a diferença entre dezenas – ou até mesmo centenas – de candidatos. Ainda para mais num mundo que está em constante mudança e requer, cada vez mais, novas competências. E, para grande parte delas, há nove que parecem ser, nos dias que correm, cada vez mais válidas.
De acordo com um artigo publicado na Business Insider, uma dessas competências quase que obrigatórias, especialmente para as carreiras ligadas à área da criatividade, passa por ter conhecimentos básicos de Adobe Photoshop. No topo da lista está ainda o Microsoft Excel, em particular para quem trabalha na área financeira.
Igualmente importante é o domínio de uma língua estrangeira, não só porque isso abre portas no que toca a estabelecer contactos além-fronteiras, mas porque “as pessoas bilingues têm tendência a ter uma melhor memória e a serem multifacetadas”. Neste verdadeiro “top” das melhores competências estão ainda “desenvolvimento web” e “conhecimentos de wordpress”. E desengane-se quem possa pensar que estas são competências exigidas apenas a quem trabalha na área da tecnologia. Para praticamente todas as áreas de trabalho começa a ser importante saber criar um site, fazer publicações e actualizações do mesmo. Por isso mesmo, na lista aparece ainda a recomendação para que domine as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) – desta forma, aponta o artigo, demonstrará, aos seus potenciais empregadores, que consegue fazer um artigo ou publicação na internet capaz de atrair muito tráfego/visualizações – e de Google Analytics.
Outra das competências da lista, reside na capacidade para falar em público – qualquer que seja a sua área de trabalho, existem grandes probabilidades de a qualquer momento ter de falar para uma audiência, aponta o artigo. Por último, é sugerido que adquira competências de “gestão de produto” (product management). Prontos para actualizar o currículo?

 

 

 

Uma opinião sobre “As 9 novas competências que deve ter no seu currículo

Leave a Reply