Depois não diga que não foi avisado. É já esta semana que arranca o Essência do Vinho, no Porto. A partir de quinta-feira e até domingo, todos os caminhos vão dar ao Palácio da Bolsa, onde decorre aquela que é apresentada como “a maior experiência do vinho em Portugal”. O evento reunirá mais de 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros. “E um programa paralelo de provas temáticas e harmonizações, conduzidas por quem realmente sabe do que fala”, promete a organização.
Uma das novidades desta que é já a 14.ª edição do evento reside na acção “Portugal Wine Connection”: uma sessão que, pela primeira vez, juntará importadores e jornalistas estrangeiros credenciados e produtores e enólogos representados no evento, com o objectivo de aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses representados no evento e proporcionar novas oportunidades de negócio.
Para o público em geral também não faltam propostas. Além da prova livre dos vinhos representados no evento, à espera dos visitantes vão estar também 19 provas comentadas por especialistas, três harmonizações enogastronómicas e quatro conversas didácticas sobre vinho. Mas há mais. Exemplos? “Combinações entre vinhos e chocolates, uma prova de queijos e vinhos de Minas Gerais, Estado brasileiro com forte influência gastronómica portuguesa, e outra de espumantes e vinhos brasileiros Era dos Ventos, do Rio Grande do Sul, com a presença do produtor”, desvenda a organização.
Os bilhetes podem ser adquiridos no portal www.essenciadovinho.com, pelo valor de 20 euros (inclui copo de provas Riedel). Os ingressos também podem ser adquiridos nos dias e no local do evento, mas por um valor um pouco mais elevado (25 euros).
No primeiro dia, quinta-feira, o Essência do Vinho decorre entre as 15h00 e as 20h00. Nos dias 24 e 25, o horário estende-se das 15h00 às 21h00, e, no dia 26, das 15h00 às 20h00.