David Bowie deixou saudades. Muitas saudades. Morreu em Janeiro de 2016, aos 69 anos de idade, mas continua a ser lembrado como dantes. Ou talvez ainda mais. Pelo menos em Portugal, onde está prestes a ver a luz do dia um tributo ao camaleão musical. “Bowie 70” conta com a assinatura de outro David – David Fonseca – e reúne um elenco muito especial. O álbum vai estar à venda a partir do dia 17 de Fevereiro e, a avaliar pelos excertos de temas que já foram sendo apresentados na comunicação social nacional, não deverá defraudar as expectativas dos fãs da música de Bowie.
Além de reunir vários “grandes temas” do artista britânico, “Bowie 70” é cantado por 13 vozes nacionais que, além de gozarem desse estatuto de serem fãs de David Bowie, estão entre a verdadeira nata do panorama musical português. Quem são eles? Tiago Bettencourt, Manuela Azevedo, Afonso Rodrigues, António Zambujo, Camané, Rui Reininho, Catarina Salinas, Marta Ren, Rita RedShoes, Márcia, Ana Moura e Aurea. E David Fonseca – claro está -, que, além de dar voz ao tema “Lazarus”, toca todos os instrumentos e assume a produção do disco.
A ideia de avançar com este tributo a David Bowie nasceu – tal como tantas outras grandes ideias – à mesa. David Fonseca diz que “a ideia surgiu, de repente” enquanto conversava com a directora da Sony Music Portugal. “Fui para casa pensar naquilo e, sem dizer nada a ninguém, comecei a fazer versões de temas de Bowie só para ver o que acontecia. Passado um mês ou dois, tinha já três ou quatro versões de que gostava muito. Na altura, liguei à Paula a dizer: ‘acho que vamos fazer isto e ligar a uma série de pessoas’”, testemunhou, em entrevista à Rádio Comercial.
Créditos da foto: The Independent