cultura&ócio

“Silêncio”… esta quinta-feira é dia de estreia nos cinemas portugueses

Para as amantes da 7.ª Arte cumpre-se, esta quinta-feira, um dia que já era aguardado com alguma expectativa. “Silêncio”, o novo filme do norte-americano Martin Scorsese, estreia, finalmente, nas salas de cinema portuguesas.
A obra, que o realizador esperou quase 20 anos para concretizar, retrata os padres jesuítas portugueses perseguidos durante a missão no Japão, no século XVII, e é baseada no romance homónimo do japonês Shusaku Endo, publicado em 1966.
Aquele que é já apontado como um potencial candidato aos Óscares (cuja cerimónia está agendada para 26 de Fevereiro) evoca a história de dois padres jesuítas portugueses – Sebastião Rodrigues (interpretado por Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver) – que viajam até ao Japão sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, Frei Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), e acabam por ser perseguidos e torturados durante a sua missão.
Além da sugestão para ver “Silêncio” no grande ecrã, fica também essa nota: em Portugal, a estreia desta obra cinematográfica está a servir de pretexto para recordar a presença e o papel dos jesuítas no nosso país através de diversas iniciativas. É o caso da acção “Silêncio: pelos caminhos de Cristóvão Ferreira”, um percurso pedestre, que será promovido no dia 22 de Janeiro, pelas 10 horas – o itinerário será pelos lugares da Companhia de Jesus em Lisboa, dando a conhecer a importância que esta congregação religiosa teve na sociedade e cultura portuguesa -, bem como da exposição “Japão: a última carta de um mártir”, que estará patente no Museu de São Roque, entre 19 de Janeiro e 19 de Fevereiro, entre outras iniciativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s