Destinos

Está frio? Então, vamos aproveitá-lo da melhor forma

Por mais que ande distraída, é difícil que não tenha dado conta dos avisos: Portugal está a ser afectado por uma superfície frontal fria que tem levado os termómetros a descer de forma acentuada – com previsões de ainda mais frio a partir de quarta-feira. Não há como fugir a este cenário, mas há uma forma de o viver de uma forma positiva. Como? Aproveitando o que o frio tem de bom: o calor das lareiras, os petiscos prolongados na companhia da família e dos amigos e… a possibilidade de viajar até à Serra da Estrela para brincar com a neve.
Agasalhe-se bem (gorros, cachecóis e luvas são obrigatórios) e prepare uma escapadinha até ao ponto mail alto de Portugal Continental (1.993 metros de altitude), que está cada vez mais perto de ser classificado como Geoparque da UNESCO.
Suba até à Torre para apreciar a imensidão de branco que se se estende ao longo da montanha e, se for caso disso, aproveitar a Estância de Ski. Mesmo que não seja uma praticante de esqui, irá encontrar uma boa dose de diversão neste espaço, nomeadamente na pista de trenós. Brinque à vontade, mas não esgote todas as suas energias. A Serra da Estrela tem muito mais para ver e para saborear (e não, não falamos apenas do queijo da Serra da Estrela).
Reserve algumas horas para visitar o Museu do Pão, em Seia, que além da área museológica propriamente dita, dispõe ainda de uma mercearia, onde apetece comprar tudo, e um restaurante repleto de tentações às quais não irá resistir – o difícil vai ser escolher! Belmonte é outro dos locais por onde vai gostar de passar. A vila que viu nascer o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, é conhecida por ser a última comunidade cripto-judaica peninsular – nos dias de hoje ainda possui uma sinagoga, um rabino e um cemitério próprio.

Créditos da foto: Estância de Ski Serra da Estrela

Leave a Reply